6 benefícios do animal de estimação para o seu bem-estar.

Nos últimos anos houve uma mudança significativa na importância de animais na companhia em relação ao indivíduo e a família. Para quem tem animal de estimação sabe o quanto é prazeroso cuidar de um. Eles são graciosos e bons companheiros, mas não apenas isso. Animais de estimação fazem  bem ao bem-estar.

cao-melhor companhia

Quem não gosta de chegar em casa e ser recebida com carinho por um cachorro? Além dos benefícios já conhecidos, os animais de estimação podem proporcionar muito bem também à saúde.

Várias pesquisas já demonstraram o poder que esses “amigos” têm para melhorar a qualidade de vida. A seguir, você confere alguns benefícios que o seu animal de estimação pode proporcionar.

1. Reduz estresse

Estudam indicam que a interação entre homem e animal traz uma sensação de bem-estar e conforto, resultado na diminuição dos níveis de cortisol, e que também é conhecido como “hormônio do estresse”.

2. Diminui a depressão

Alguns estudos já mostraram que a convivência com os animais de estimação reduz a sensação de solidão, ansiedade e a depressão, inclusive em idosos. Isso porque a troca de carinho, compreensão, apoio observadas na relação humana com os animais favorecem o aumento da autoestima e o senso de valor próprio. Isso faz com que você se sinta mais confiante e importante em suas próprias capacidades. Quando o ser humano passa parte do dia com o animal, ele passa a produzir mais hormônios como a ocitocina, prolactina e a serotonina, que ajudam melhorar o humor,

3. Diminui a solidão

A sensação de solidão tende a ser amenizada a partir da convivência com um parceiro para todas as horas. A companhia com o animal de estimação também é uma interação social, por isso ela deve ser estimulada principalmente por meio de passeios.

4. Liberação de “hormônios da felicidade”

Estudos apontam que a troca de afetividade entre humanos e animais tem como um dos principais efeitos o aumento da produção e liberação de serotonima e dopomina, os responsáveis pela sensação de prazer e alegria, o que influencia no humor de forma positiva.

5. Ajuda na socialização

De acordo com estudo inglês, ter um cão permite que os donos sejam mais sociáveis e ativos. O cachorro naturalmente oferece um estímulo a mais para que os donos frequentem parques e outros ambientes que favorecem a interação social, estimulando assim, a aproximação entre as pessoas.

6. Animal de estimação faz bem para o coração

De acordo com as pesquisas Centros de Controle de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, criar um animal em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides. Consequentemente, servem de prevenção contra-ataques do coração e outras doenças cardiovasculares. O bem-estar provocado pela interação com o animal reduz os níveis de adrenalina, relacionados ao aumento da pressão arterial e libera da acetilcolina.

É sempre bom lembrar que um animal de estimação necessita de cuidados específicos, ou seja, além do carinho, ter atenção à saúde deles também é muito importante para a sua.  Cuide bem do seu animal de estimação!

Espero que tenham gostado. Desejo a todos e todas uma maravilhosa semana!

Abraço! ❤

Anúncios

18 comentários sobre “6 benefícios do animal de estimação para o seu bem-estar.

  1. Pingback: 6 benefícios do animal de estimação para o seu bem-estar. — Itanamara | OXITERAPIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s