Como perder o medo da solidão?

A solidão é um sentimento de desamparo, uma sensação de profundo vazio e isolamento, como se estivesse sozinha no mundo, mesmo com várias pessoas ao redor ou sendo um casal. É um sentimento que nos enfraquece emocionalmente, nos causa estresse e atinge até mesmo o sistema imunológico.

fear-of-being-alone

A proliferação da rede social, a mudança radical na comunicação e no comportamento das pessoas gerou muitas consequências, uma delas é a insegurança, medo de perder o outro, medo de sentir medo, medo da solidão em sí.

Nosso cérebro tem um sistema automático que nos faz buscar a proteção em outra pessoa, e a falta até mesmo de um amigo íntimo é a chave para aumentar o medo da solidão. Você tem medo de ficar sozinho?

Muitas pessoas acreditam que felicidade é estar com a pessoa que ama, mas não é bem assim. Ter um relacionamento não é sinônimo de alegria, pior é quando dependemos de qualquer pessoa para ser feliz. Algumas pessoas estão em um relacionamento sólido, com a pessoa que ama ou sempre estão rodeadas de pessoas, e mesmo assim, sentem solidão.

A felicidade de ninguém deveria depender de estar com alguém, pois quando isso acontece depositamos expectativas no parceiro e nos frustramos por ele não agir como esperamos. Quando aprendemos a sermos felizes sozinhas, quando não temos medo da nossa própria companhia, passamos a dar mais valor para a companhia do outro e para felicidade que compartilhamos na presença desse alguém. Você acha que podemos perder o medo da solidão?

Perder o medo da solidão não é um processo fácil e requer muita determinação e esforço. É necessário aprender cultivar a solidão,  valorizar o que você é, aprender a lidar com você mesmo, tomar posse de si mesmo e de tudo o que você é. Porque haverá momentos, por mais que tenha pessoas ao seu redor, você terá que ficar sozinho, terá que saber lidar com a sua solidão, lidar com você mesmo.

Mesmo que outra pessoa queira estar ao seu lado, te ame, esteja com você. A pessoa responsável por você, é você mesmo. O outro apenas auxilia, com a presença, com o amor, com o carinho. Esse é um dos primeiros passos para que você tenha condições de amar alguém e viver com qualidade.

Quando identificar e entender o seu medo, conseguirá cultivar a sua felicidade, mesmo no momento de solidão. Portanto, supere o medo da solidão, valorize a si mesmo e perceba que é muito importante sem mesmo uma companhia. A sua felicidade depende de você!

Espero que tenham gostado. Com carinho! ❤

Desejo uma ótima semana. Abraço! 😉

 

 

Anúncios

12 comentários sobre “Como perder o medo da solidão?

  1. Em boa medida o sofrimento da solidão vem da expectativa de que a felicidade está no outro, mas como disse JUNG, “Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta.” A cada dia são maiores os estímulos externos e, por isso mesmo, nunca as pessoas estiveram tão cercadas de gente, e, ao mesmo tempo, tão sozinhas. Adorei o post, Itanamara. Também acho importante observar a diferença entre solidão e solitude. Esta última não está relacionada a sofrimento: é a satisfação de estar só, sentindo-se bem consigo mesmo, por opção. Sem dúvida uma habilidade fundamental para ganharmos autonomia e conseguirmos experimentar felicidade independente das circunstâncias externas. Namastê.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s