8 plantas medicinais para cultivar em casa.

Transformar o jardim de casa ou espaço da varanda em uma horta pode ser uma tarefa divertida e benéfica. Há bastante plantas medicinais que você pode cultivar na sua casa. Muitas delas têm usos culinários e também podem ser usadas como remédios naturais.

medicine-medicine

O que você precisa fazer é escolher terras específicas para o plantio. Há diferentes tipos de adubos, alguns industriais, outros orgânicos e conhecer o processo de cultivo da cada planta. Veja algumas dicas.

1. Erva-cidreira

A erva cidreira se destaca pela ação calmante e sedativa. Assim, ela ajuda diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o estresse. O óleo essencial de erva cidreira também é utilizado na aromaterapia por seu efeito sedativo leve. A ação antioxidante é importante porque combate os radicais livres, evita o envelhecimento celular, a degeneração da mácula, protege o coração e ajuda evitar doenças cerebrais degenerativas. Além disso, se for esfregado diretamente sobre a pele, age como um repelente natural de insetos.

2. Hortelã

A hortelã é uma erva bastante popular, estando presente em balas, chicletes, bebidas e também em cosméticos. Tomar chá com as folhas frescas de hortelã alivia dores de estômago e náuseas. De acordo com estudo da Wheelling Jesuit  University, o cheiro e o sabor do hortelã tem profundos efeitos em funções cognitivas.

3. Manjericão

O manjericão oferece nutrientes essenciais para o corpo e a mente, como as vitaminas A,C e K. É uma ótima fonte de magnésio, que proporciona melhor fluxo sanguíneo. Além de ser um repelente natural, também é uma das opções de remédios naturais para aliviar dores de cabeça.

4. Alecrim

O alecrim contém ação antibiótica. Estudos já comprovaram os benefícios do para o funcionamento cerebral, sendo uma boa ajuda para períodos de estresse. O chá do alecrim, ou sua água aromatizada tem efeito benéfico para a alma.

5.Lavanda

A lavanda ajuda a combater o estresse e ansiedade. Tem propriedade antissépticas e anti-inflamatória. Você também pode usar o óleo proveniente das flores e aplicá-lo em manchas e cicatrizes do seu corpo.

6.Camomila

Esta planta é famosa por ser calmante natural e por ser uma erva com aroma e sabor agradável. Uma forma natural de controlar ansiedade e ainda ajudar no sono, é o chá de camomila.

7. Salsa

A salsa é muito conhecida no dia a dia pelo uso culinário.  É diurética e suas propriedades desintoxicantes promovem limpeza orgânica. Entre os benefícios da salsa é o seu suco rejuvenescedor.

8. Orégano

A planta fresca e seu óleo concentram a maioria dos benefícios para a boa forma e saúde. O orégano também pode ser encontrado como folhas frescas. O óleo do orégano é utilizado até no cosmético. O chá alivia tosses, cólicas, dores de cabeça e musculares.

Espero que tenham gostado. 🙂

Tenham uma ótima semana. Abraço!

Anúncios

8 comentários sobre “8 plantas medicinais para cultivar em casa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s