Sabe aquela pessoa que só fala dela? Aquela pessoa que inspira confiança, é encantadora, está completamente centrada em sua própria imagem? Ela pode ser uma narcisista. No entanto, a princípio, nem sempre é fácil identificá-la.
O transtorno de personalidade narcisista se caracteriza por uma autoestima demasiadamente elevada, ou seja, ele se considera uma pessoa melhor que outras pessoas. De acordo o pesquisador Craig Malking, da Escola de Medicina de Harvard, dos Estados Unidos, os narcisistas são diferentes de outras pessoas, no geral, eles precisam se sentir valorizados.
Você saberia reconhecer um narcisista? Algumas pesquisas apontam algumas das principais características. Veja algumas.
Se importa com o sucesso e o poder.
A pessoa narcisista faz questão de ressaltar a própria posição ou de outra pessoa. Ela tem uma enorme preocupação em como alcançar o sucesso. Isso significa que sua maior fantasia é obter sucesso e o poder ilimitado.
Explora os outros para conseguir seu próprio benefício.
O narcisista costuma explorar outras pessoas para atingir suas metas pessoais. Mente, distorce a verdade em benefício próprio, manipula os outros para alcançar seu objetivo e não importa as consequências. Ignora ou muda os fatos que vão contra a imagem que construiu de si e não ouve os argumentos baseados na verdade. O narcisista é um controlador.
Ausência de empatia.
Umas das características do narcisista é a pouca capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Seus problemas, sua dor, sua alegria são mais importantes. Talvez nada reflita mais o comportamento do narcisista do que a incapacidade de compreender e identificar-se com a experiência dos outros. Sendo um egocêntrico, suas necessidades são prioritárias e as do resto do mundo negligenciadas.
Necessidade de ser admirado.
A busca por admiração é típica do narcisista. Ele busca ser admirado a todo momento e em qualquer lugar. Frequentemente desvaloriza outro de forma a manter a sua imagem positiva.
Arrogante.
Tudo o que diz ou faz está correto, e por isso deve ser considerado e aceito sem questionar. Com frequência têm uma atitude esnobe com relação às pessoas que ele julga e que não está à altura de seu nível de inteligência, moral, valores, competência ou estilo de vida. Criticar e diminuir os outros, o faz se sentir bem com relação a si mesmo.
Tendência a explorar os outros sem sentir culpa.
O sentimento de merecimento transforma a atitude de um narcisista como, cobrar mais por serviços e pagar menos, pedir dinheiro emprestado com a intenção de não devolver e permitir que paguemos suas contas, em coisas normais, impedindo que sinta culpa ou remorso.
Excessiva importância com a aparência.
O narcisista adora ser o centro das atenções. Por essa razão, dá excessiva importância ao exterior; corpo e a forma de se vestir. Para captar o máximo de olhares, enaltece seu estilo, usando roupas mais ousadas, e pode fazer com frequência comentários pejorativos sobre o corpo e roupa de outra pessoa.
Carismáticos e persuasivos.
O narcisista pode ser muito envolvente e sociável, desde que você esteja cumprindo o que ele deseja e dando-lhe toda a sua atenção. Quando ele está interessado em você. Ele faz você se sentir uma pessoa querida (tudo para a gratificação dele) e quando ele perde o interesse em você (depois de ter conseguindo o que desejava), ele pode deixá-la em um segundo plano.
Tendência de ser invejoso.
O narcisista, com frequência, deixa de reconhecer que é invejoso e transforma o sentimento em desprezo. Está pode ser uma inveja aberta ou encoberta. Além disso, sempre considera que é invejado por outros por causa de suas conquistas e capacidade.
Gosta de ser tratado de forma especial.
Exige privilégios porque acredita que é especial, insubstituível, sem igual. Ele se sente superior em comparação aos outros. Fala e agi como se fosse a pessoa mais importante do universo. Por essa razão, um narcisista não gosta de ser contrariado ou criticado.
O narcisista existe de várias formas e diversos graus de severidade. É obvio que praticamente a maioria nós temos uma ou duas características descritas acima, mas isso não quer dizer que você tem o transtorno e, sem dúvida, ninguém é considerado narcisista somente por causa da sua própria capacidade e autoconfiança.
Fonte: Sciencealert.com
Com carinho! ❤
Tenham um ótimo domingo e uma maravilhosa semana!
Ótima matéria. Parabéns.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada amigo. É sempre bom receber tua visita…. Esse mês será especial para você, certo? Desejo tudo de bom para sua filha e o seu futuro neto. Abraço 🤗
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com certeza, muito especial, Minha netinha Clara nasceu no dia 2 deste mês, já está com 11 dias. É linda D+. Eu estou explodindo de felicidades. Sou o avô mais babão do mundo, Te agradeço muito pelo comentário. Um sincero e grande abraço para você, querida amiga.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu imagino que ela é linda mesmo. Tudo de bom para vocês! Abraço 💛
CurtirCurtir
O interessante disso tudo é que o narcisista precisa do outro, sem o outro como seria um narcisista?! Vou te indicar um livro que tô lendo, se chama Shinsetsu de Cloves de Barros. Parabéns pelo texto!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esse livro fala sobre “O poder da gentileza” não é isso? Ainda não li, mas farei o esforço para ler. Obrigada pela indicação!😍Sim, o narcisista precisa do outro, o problema é ele reconhecer isso.😀 Obrigada pela visita, tudo de bom para você!😘
CurtirCurtir
Obrigado!! Que bom que você está ligada no livro, você vai gastar. Fala sim sobre o poder da gentileza, mas você vai descobrir que tá além. Risos tudo de bom pra ti 😘😘
CurtirCurtido por 1 pessoa