10 formas de identificar um narcisista.

Sabe aquela pessoa que só fala dela? Aquela pessoa que inspira confiança, é encantadora, está completamente centrada em sua própria imagem? Ela pode ser uma narcisista. No entanto, a princípio, nem sempre é fácil  identificá-la.

narcissistic

O transtorno de personalidade narcisista se caracteriza por uma autoestima demasiadamente elevada, ou seja, ele se considera uma pessoa melhor que outras pessoas. De acordo o pesquisador Craig Malking, da Escola de Medicina de Harvard, dos Estados Unidos, os narcisistas são diferentes de outras pessoas, no geral, eles precisam se sentir valorizados.

Você saberia reconhecer um narcisista? Algumas pesquisas apontam algumas das principais características. Veja algumas.

Se importa com o sucesso e o poder.

A pessoa narcisista faz questão de ressaltar a própria posição ou de outra pessoa. Ela tem uma enorme preocupação em como alcançar o sucesso. Isso significa que sua maior fantasia é obter sucesso e o poder ilimitado.

Explora os outros para conseguir seu próprio benefício.

O narcisista costuma explorar outras pessoas para atingir suas metas pessoais. Mente, distorce a verdade em benefício próprio, manipula os outros para alcançar seu objetivo e não importa as consequências. Ignora ou muda os fatos que vão contra a imagem que construiu de si e não ouve os argumentos baseados na verdade. O narcisista é um controlador.

Ausência de empatia.

Umas das características do narcisista é a pouca capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa.  Seus problemas, sua dor, sua alegria são mais importantes. Talvez nada reflita mais o comportamento do narcisista do que a incapacidade de compreender e identificar-se com a experiência dos outros. Sendo um egocêntrico, suas necessidades são prioritárias e as do resto do mundo negligenciadas.

Necessidade de ser admirado.

A busca por admiração é típica do narcisista. Ele busca ser admirado a todo momento e  em qualquer lugar. Frequentemente desvaloriza outro de forma a manter a sua imagem positiva.

Arrogante.

Tudo o que diz ou faz está correto, e por isso deve ser considerado e aceito sem questionar. Com frequência têm uma atitude esnobe com relação às pessoas que ele julga e que não está à altura de seu nível de inteligência, moral, valores, competência ou estilo de vida. Criticar e diminuir os outros, o faz se sentir bem com relação a si mesmo.

Tendência a explorar os outros sem sentir culpa.

O sentimento de merecimento transforma a atitude de um narcisista como, cobrar mais por serviços e pagar menos, pedir dinheiro emprestado com a intenção de não devolver e permitir que paguemos suas contas, em coisas normais, impedindo que sinta culpa ou remorso.

Excessiva importância com a aparência.

O narcisista adora ser o centro das atenções. Por essa razão, dá excessiva importância ao exterior; corpo e a forma de se vestir. Para captar o máximo de olhares, enaltece seu estilo, usando roupas mais ousadas, e pode fazer com frequência comentários pejorativos sobre o corpo e roupa de outra pessoa.

Carismáticos e persuasivos.

O narcisista pode ser muito envolvente e sociável, desde que você esteja cumprindo o que ele deseja e dando-lhe toda a sua atenção. Quando ele está interessado em você. Ele faz você se sentir uma pessoa querida (tudo para a gratificação dele) e quando ele perde o interesse em você (depois de ter conseguindo o que desejava), ele pode deixá-la em um segundo plano.

Tendência de ser invejoso.

O narcisista, com frequência, deixa de reconhecer que é invejoso e transforma o sentimento em desprezo. Está pode ser uma inveja aberta ou encoberta. Além disso, sempre considera que é invejado por outros por causa de suas conquistas e capacidade.

Gosta de ser tratado de forma especial.

Exige privilégios porque acredita que é especial, insubstituível, sem igual. Ele se sente superior em comparação aos outros. Fala e agi como se fosse a pessoa mais importante do universo. Por essa razão, um narcisista não gosta de ser contrariado ou criticado.

O narcisista existe de várias formas e diversos graus de severidade. É obvio que praticamente a maioria nós temos uma ou duas características descritas acima, mas isso não quer dizer que você tem o transtorno e, sem dúvida, ninguém é considerado narcisista somente por causa da sua própria capacidade e autoconfiança.

Fonte: Sciencealert.com

Com carinho! ❤

Tenham um ótimo domingo e uma maravilhosa semana!

Anúncios

7 comentários sobre “10 formas de identificar um narcisista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s