Por que às vezes é tão difícil fazer escolhas?

Escolher significa seguir em frente, encontrar o novo, ter algo diferente, ter possibilidades de mudanças. Porém, fazer escolhas nem sempre é uma tarefa fácil, pois envolve um conflito entre o emocional e o racional, no entanto, é uma das ferramentas mais importantes que possuímos na vida.

fazer decioes

Sem perceber, diariamente somos obrigados a fazer escolhas. Decidimos a hora de dormir, que roupa iremos usar, escolhemos para quem enviar mensagens. Além das decisões aparentemente simples, também fazemos as grandes decisões.

Quando decidimos por algo, também estamos nos responsabilizando pelas consequências que aquela decisão nos trará. Ela torna-se ainda mais difícil porque avaliamos como o nosso desejo vai repercutir na vida dos outros, e como nossa decisão não vai contra nossos princípios.

Quando você decide por algo, geralmente escolhe algo em detrimento de outra coisa, ou seja, escolher não é simples porque pressupõe o abandono de muitas outras possibilidades. Por exemplo: Quando escolho viajar, deixo de investir o dinheiro da viagem com outras coisas.

Há aqueles que preferem usufruir da zona de conforto do que arriscar na próxima etapa da vida, ou seja, ficar estagnado. Será medo? O medo de errar é o que impede decidir algo, de se comprometer, de investir em algo e não dá certo.  Na verdade, perdemos nossa força de vida quando temos medo de errar.

Chega um momento de nossas vidas em que precisamos enxergar que, por mais que nos esforcemos, nunca satisfaremos nossos desejos e necessidades por completo e nunca satisfaremos a todas as pessoas. Às vezes, queremos tudo na vida, e quem quer muito, às vezes não consegue nada, e às vezes consegue tudo, porém, o preço é caro demais.

O autoconhecimento é fundamental para lidar com decisões mais conscientes e, possivelmente, mais assertivas. Não precisamos ter medo de errar ou perder, pois isso faz parte da vida. Entender isso nos liberta para sermos simplesmente quem somos, para fazer nossas escolhas diárias, mas com sabedoria.

Já pensou na possibilidade de sua decisão dar certo? Antes de tomar qualquer decisão, busque informações sobre as opções que você tem. Se você quer algo, informe-se quais são as formas mais segura para conseguir, se conseguir, invista na sua conquista.

Lembre-se, somos responsáveis pelo caminho que decidimos seguir em nossas vidas. Por causa das nossas decisões teremos felicidades, tristezas, decepções, realizações, e em muitas situações, influenciaremos outros também.

Com carinho! ❤

Desejo uma ótima semana para vocês! 😉

9 comentários sobre “Por que às vezes é tão difícil fazer escolhas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s